3 de setembro de 2013

Acordar-se

"Sonhar é bom, é como voar suspensa por balões.
[...] Não é por ser grande a queda que se evitará o grande gosto de subir. Mas subir em balões? Voar assim em auto-enganos é muitas vezes melancólico.
Há vários modos de alçar-se em balões. Um deles consiste em cair em devaneios que levam longe e levam mal. E para voltar? A aterrissagem é difícil. Quando se dorme fora de hora, o despertar é meio ruim.
Outra variedade de subir em balões é a de não enfrentar os fatos e mentir-se sem cessar e já nem mesmo sentir. É bom mentir? Não encarar os fatos? Talvez, mas você nunca poderá enganar-se totalmente a si mesma. E em geral a mentira só fará evadir-se alguns centímetros.
Por que então não tentar subir pelas escadas? É menos bonito, menos rápido. Mas cada grau alcançado ainda é a boa terra da realidade. Às vezes não "boa", bem sei, mas é chão, é realidade. Em cada degrau alcançado se pode, inclusive, parar um pouco para descansar, sem por isso perder terreno ou bater com a cabeça no chão. "Também da escada se pode cair", dirá você que não gosta de ser acordada. Bom, cair pode-se cair, todos sabem disso, sobretudo as crianças que nem por isso deixaram de andar. Mas levante-se, então; as crianças também sabem disso."
Clarice Lispector (porque não podia ser de mais ninguém)

Nenhum comentário: